Crianças registram incompetência do Poder Público

Em 2014 as enchentes em Queimados foram alarmantes.

O jornal O Dia registrou o prejuízo que afastou três mil alunos das salas de aula por causa das enchentes.

Parecia que a catástrofe poderia resultar em boas políticas que minimizassem o problema. Ledo engano!

Em dezembro de 2014 e janeiro de 2015 os problemas se repetiram. O que foi feito? Saneamento dos Rios Abel e Camorim. No Blog da Prefeitura registraram o feito como uma das mais importantes obras do governo:

Depois do Rio Abel, Queimados agora terá Rio Camorim canalizado e urbanizado

Felipe Carvalho – Após realizar a maior obra de canalização da história do município de Queimados, a do Rio Abel, o Prefeito Max Lemos lançará nesta quinta-feira, 20, ao lado do vice-governador e coordenador de infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão e do Secretário Estadual de Obras, Hudson Braga, a partir das 19h, no Salão de Festa Elite (Rua Nilton, Lote 40 – Vila Camarim – Fanchem) uma frente de obra ainda maior. Trata-se da canalização e urbanização do Rio Camorim.

De fato a obra foi importante. Melhorou o aspecto estético da cidade, mas isto não resolveu o problema da enchente e a razão é simples: a obra só pode ser feita dentro dos limites da cidade. Fora dela, ou seja, já em Nova Iguaçu, as obras não avançaram. Neste ponto há um estrangulamento do rio dos Poços, rio que recebe as águas do Rio Abel e Rio Camorim, oriundos de Queimados. Uma vez não encontrando passagem para toda a água que flui com mais facilidade nos Rios Abel e Camorim começam a encher e isto continua afetando o centro da cidade.

As crianças registraram por celular a enchente em um bairro que fica não mais que 1,5 km da Praça Nossa Senhora da Conceição, no Centro da cidade. Vejam as imagens:

Em 2013, num debate via Facebook o secretário de Urbanismo e Meio Ambiente prometeu discutir uma solução definitiva assim que os problemas emergenciais cessassem, mas ficou apenas na promessa. O problema das enchentes continuam porque o a solução não está no escoamento das águas de chuva, mas na nossa capacidade de retê-la antes de chegar aos Rios.

Infelizmente o poder torna as pessoas arrogantes e não percebem que soluções simples e com a ajuda dos munícipes os problemas seriam minimizados se não definitivamente resolvidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: