Dilma continua presidente

dilma

Às 20h e 46m já se conhecia quem governaria o Brasil nos próximos quatro anos. Dilma foi matematicamente eleita e às 22h 34m o resultado final ainda não era conhecido, mas apontava Dilma com 51,64% dos votos válidos, ou em números concretos 54.495.915 votos. Podemos comemorar sim, mas não podemos deixar de lado questões que nos marcam essas eleições.

O PT precisa repensar sua prática. Sua política deu comida a quem tinha fome; casa para quem morava em palafitas; melhorou o salário de quem é trabalhador; todos os empresários ganharam dinheiro porque a economia bombou nesses anos de PT; os banqueiros ganharam dinheiro; quem não viajava nem de ônibus ta viajando de avião etc.; mas o PT não politizou essa massa, sobretudo essa meninada que foi pra universidade por conta do ProUni, do Sisu, do Fies e tal. Temos que sair dos gabinetes e discutir política no dia-a-dia com toda essa gente.

Dilma precisa ocupar os espaços em cadeia de rádios e TVs que lhe permite a Constituição Brasileira e dizer o que está fazendo, como está fazendo e quem se beneficia com o que está sendo feito. Precisamos de uma política de comunicação que não fique refém da Veja, Globo, Estadão, Folha de São Paulo e Rede Globo. A oportunidade foi garantida com a eleição do amor e da verdade.

Não é possível que um Estado como Pernambuco não tenha um único deputado federal eleito pelo PT. No Brasil perdemos 10 cadeiras que foram ocupadas pelos reaças do PSDB. Isto nos indica uma leitura imediata: nossas práticas parlamentares. Esse negócio de fazer Diretórios Municipais com maioria esmagadora de assessores de parlamentares institucionalizou o partido e deixamos a política dos movimentos sociais de lado. Aquela discussão política esclarecedora das ruas, nas esquinas, nos Conselhos, Associações, Sindicatos etc. ficaram esquecidas pelo pessoal do gabinete que estava fazendo o que era certo no conceito institucional, mas isto nos afastou do processo politizador das massas.

Muitos virão dar suas justificativas para derrotas históricas como no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso do Sul, mas não podemos deixar de admitir que falhamos nesses doze anos de PT no governo federal. Ficamos acomodados e achamos que com um salário melhor, estudando em universidades privadas com o ProUni ou nas Universidades Federais construídas pelo PT e morando em uma casinha arrumadinha pelo Minha Casa Minha Vida já seriam suficientes para politizar o povo, mas não foi. Temos que repensar isto. Este é o novo desafio imposto ao Partido dos Trabalhadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: