A religiosidade está matando a fé

A dicotomia entre a religião e a ciência é historicamente secular, mas, ao meu ver, a fé e a ciência caminham juntas, porque uma complementa a outra.feAo contrário da religião que estabelece verdades apenasmente discursiva, a fé cria dúvidas e incertezas tal como a ciência. O que move a ciência não são as certezas, mas as dúvidas.

Quando o cientista cria hipóteses gera, ao mesmo tempo, dúvidas das quais ele tenta dirimi-las através de estudos e experimentos. O que o move buscar a verdade senão a fé?

Com efeito! Se ele tem fé, se acredita existir uma explicação lógica e racional, ele trabalha incessantemente para encontrá-la.

Diferente da religião que aceita o inexplicável como providência divina e aniquila a fé que busca a verdade. Por isso tão superficiais os religiosos que não vivem na prática aquilo que discursam, silenciam-se a filosofia e se tornam imóveis diante de desafios que o próprio Criador lhes deixou em evidência.

O objetivo da fé é libertar o homem: “Conhecereis a verdade e ela vos libertará (João 8: 32)” assim como a ciência que não se limita a aceitar apenas a versão superficial e enganosa dos olhos frágeis e míopes. A religião, entretanto, cuida de analisar o instante convertendo a razão em dogma. Lhe basta acomodar-se e aceitar tudo como se fosse obra do Criador sem a percepção do livre arbítrio, das escolhas que tem de fazer em benefício de si e dos outros a quem deveria amar como a si mesmo (Mateus 22: 39).

A fé nos leva a buscar a matriz dos problemas para encontrar a solução. A fé nos faz aceitar a opinião dos experimentados sem desprezar as dos leigos e o senso comum.

A fé nos faz viver. A religiosidade nos mata a fé.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: